O MOVIMENTO
Prazer, somos o Conexão Favela
Uma organização da sociedade civil que surgiu em outubro de 2019 como um movimento de pessoas determinadas a construir pontes entre a sociedade privilegiada e a favela.
Nosso propósito é fomentar o protagonismo do jovem da comunidade através da educação e acesso à informação. Atuamos no Jardim Peri, comunidade da zona norte de São Paulo. Nossos projetos e ações acontecem na sede do Instituto Jd Peri.
NOSSA HISTÓRIA
Out/2019
Palestra Tecnologia e Favela (encontro das fundadoras)
Os membros do Movimento, Caroline Muccida e Jessica Barbosa, conheceram a Solange Luz, palestrante pelo Voicers na semana da Diversidade e Inclusão da empresa que a Caroline trabalha. A Sol havia convidado alguns amigos do Jd Peri, comunidade que ela mora, para assistir sua palestra com o tema de Tecnologia e Favela. Dividindo o palco com outra palestrante, executiva na empresa anfitriã, a Sol trouxe a importância da aproximação desses dois mundos, enfatizando a necessidade de inclusão desses jovens da favela na capacitação para o trabalho do futuro. Esse assunto foi um despertar para a Caroline e Jéssica. Ao final da palestra, elas procuraram a Sol para conversar e conheceram a Sibelle, uma das jovens do Jd Peri convidadas daquele dia pela Sol. Iniciava-se um Movimento determinado a construir pontes entre a sociedade privilegiada e a favela.
Nov/2019
Sessão de Design Thinking (definição do nosso propósito e da persona foco do Movimento).
As fundadoras se reuniram com outros amigos que abraçaram a causa do Movimento e, assim, conduziram uma sessão de Design Thinking para definição do propósito do Movimento X (ainda sem nome definido) e para entender quem era o jovem da comunidade. Nesse dia, foi programada uma visita ao Jd. Peri para validação dessa persona. Entendendo necessária a criação de um motivador para reunir os jovens na Associação Jd Peri e aplicar a Pesquisa para conhecer o perfil desse jovem, foi organizado um Campeonato de Futebol. Nada melhor do que um jogo pra reunir os jovens na quadra da Associação!
Dez/2019
Campeonato de Futebol e Pesquisa para conhecer o jovem do Jd Peri.
O Campeonato aconteceu em 8 de dezembro e a premiação foi conseguida através de uma vakinha online organizada pelos membros do Movimento. Foi um marco muito importante para criar a conexão entre os membros e a Favela. Conhecemos toda a vizinhança da Associação e as condições precárias em que aqueles moradores vivem. Despertando uma sensibilidade e solidariedade enormes com o Jd Peri e a intenção de levar educação e conhecimento, gerando novas possibilidades para aqueles jovens. Foram entrevistadas 73 pessoas, entre 9 e 25 anos.
Fev/2020
Resultados da Pesquisa e Planejamento das Ações do Movimento.
Com os resultados da pesquisa, entendemos quem era o jovem do Jd Peri, qual a sua relação com a educação e o seu nível de proximidade com a tecnologia, quais são as suas referências de sucesso e os seus sonhos. Percebemos um jovem sonhador, mas com grandes limitações de possibilidades profissionais, devido à falta de incentivo e de oportunidades. As inspirações desse jovem giram em torno do futebol e da música. Para ele, esses são os únicos caminhos do sucesso e a possibilidade de deixar a favela e inserir sua família em uma realidade diferente. Então, captamos a necessidade de mostrar pra esse jovem outras opções de emprego e de incentivar o desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais. Nossas próximas ações seriam intencionais no sentido de provocar um despertar de interesse nesse jovem por possibilidades de futuro ainda não conhecidas e tão pouco exploradas pelo jovem da periferia.
Mar/2020
Reunião com a Associação Jd. Peri para validação das ações e organização da Feira de Profissões em Abril.
Planejamos quais seriam as possíveis ações a serem desenvolvidas ao longo do ano na comunidade. E, para validar o cronograma planejado e os temas a serem abordados, reunimos com a Associação Jd Peri, o Instituto parceiro do Movimento e o local onde essas ações seriam realizadas. Saímos com a primeira grande ação definida para o dia 19 de abril, a Feira de Profissões: evento para conectar o jovem da comunidade a profissionais de diferentes áreas de atuação, promovendo a expansão de possibilidades de carreira e futuro.
Abr/2020
Início da Campanha Missão COVID-19.
Neste contexto de crise, entendemos que o Movimento Conexão Favela precisava atuar de maneira assistencialista. Por isso, seguindo as orientações da OMS, as Ações Planejadas para o ano foram adiadas por todo o período da quarentena. E, para apoiar a comunidade, iniciamos em Abril uma Campanha emergencial de arrecadação de fundos para a compra de cestas de alimentos e kits de higiene e limpeza. São centenas de famílias em situação de vulnerabilidade social, atendidas com as doações que estamos recebendo e estão sendo distribuídas pela Associação Jd Peri, que também nos ajuda nesse mapeamento e entendimento das necessidades atuais da comunidade.
VOLUNTÁRIOS
Taís Garcia
Verônica de Vilhena
Nayara Santos Lamin
Júlia Bonifácio
Roberson Miguel
Gabryelle Pereira