Feira de Profissões PERIferia
Em agosto de 2022 realizamos a primeira edição da Feira de Profissões PERIferia no Jardim Peri. Com intuito de apresentar diferentes possibilidades de profissão e incentivar os jovens nos estudos, firmamos parceria com organizações e empresas, e levamos oficinas de audiovisual, fotografia, música, tecnologia e programação, moda, estandes sobre esporte, gastronomia e dicas e alternativas para ingressar na faculdade e cursos técnicos. O evento durou uma tarde inteira e reuniu cerca de 100 jovens, a maioria com idade entre 15 e 25 anos.
A Feira de Profissões foi o primeiro projeto idealizado no início de 2020, após análise da pesquisa realizada na comunidade em dezembro de 2019, onde conhecemos o jovem do Jardim Peri. Devido ao início da pandemia, em março de 2020, foi necessário congelar o projeto e aguardar o melhor momento para sua realização.
Assim, em agosto de 2022, realizamos a primeira edição da Feira de Profissões PERIferia no Instituto Jd Peri. Alinhada à nossa missão de impulsionar o protagonismo do jovem da favela e trazer exemplos reais para inspirar diferentes possibilidades de profissão, incentivando os jovens nos estudos, firmamos parceria com organizações e empresas, e levamos para o Jardim Peri oficinas de audiovisual e fotografia, música, tecnologia e programação, moda, estandes sobre esporte, gastronomia e dicas e alternativas para ingressar na faculdade e cursos técnicos. O evento durou uma tarde inteira e reuniu cerca de 100 jovens, a maioria com idade entre 15 e 29 anos.
Com o sucesso da primeira edição, realizamos a segunda edição da Feira de Profissões PERIferia em agosto de 2023, no mesmo local, seguindo os aprendizados do ano anterior. Mantivemos a ideia de programação simultânea de palestras, oficinas e estandes com profissionais de diversas áreas convidados para conduzir as conversas com os jovens participantes do evento.
Nosso público em 2023 foi de aproximadamente 70 pessoas, sendo quase metade da audiência na faixa etária entre 15 e 29 anos. Tivemos 9 empresas parceiras, com estandes para orientação profissional, vagas de cursos técnicos gratuitos e de emprego, oficinas e palestras de gastronomia, esporte, saúde, serviços de beleza, empreendedorismo, responsabilidade social, cultura/arte e tecnologia.
O projeto continuará sendo executado pelo Conexão Favela, com a sua terceira edição programada para 2024. No entanto, algumas adaptações serão realizadas para que tenha uma programação mais contínua ao longo do ano. O evento em agosto faz parte do nosso calendário, mas aprendemos que há muitas oportunidades a serem aproveitadas a partir das conexões realizadas na construção das parcerias e acessos que a PERIferia possibilita ao jovem periférico.